parasol

Parasol para Lente Objetiva

O Parasol é um dos acessórios mais importantes para a lente de sua câmera, uma vez que fornece várias funções, sendo desde eliminação da luz difusa, melhorando o contraste e a qualidade da imagem até a proteção da mesma, podendo ajudar a manter a umidade ou detritos expelidos pelo vento da lente e proteger assim a parte frontal dos impactos inevitáveis ​​contra paredes, molduras de portas e outros obstáculos do cotidiano.

Além disso, o parasol é muito utilizado para evitar o efeito conhecido como "lens flare", que é causado por uma fonte de luz que não necessariamente está no campo de visão da lente, o que sem um parasol pode acontecer que os raios de luz dessa fonte alcancem a sua objetiva e causem um "clarão" nas bordas da foto.

Os Parasóis possuem dois formatos mais comuns, sendo eles Cilíndrico e Tulipa, onde o modelo de parasol cilíndrico, é mais usado e indicado para lentes teleobjetivas, devido a sua estrutura mais longa que rebate melhor a luz em distâncias focais altas. Já o para-sol tipo tulipa é indicado para lentes objetivas angulares e grandes-angulares.

Porém, é sempre muito importante escolher o modelo indicado para sua lente objetiva, pois ao usar um parasol de forma incorreta ou que não é destinado especificamente para sua lente, pode ocasionar em uma má proteção contra o efeito lens flare, ou até mesmo causar bordas escuras na foto, resultando em um efeito desagradável na captura final.